Siberianos são robustos e saudáveis. Por ser uma raça natural, não existem doenças genéticas específicas associadas à raça.
Entretanto, assim como em outras raças gigantes, alguns siberianos podem ser propensos à desenvolver HCM (Cardiomiopatia Hipertrófica). É aconselhável fazer o exame de ecocardiograma a cada 2 anos para acompanhamento.
Siberianos são gatos fáceis de cuidar. A sua pelagem apesar de densa, não tem tendência a criar nó, por isso, uma escovação semanal é o suficiente. Somente em época de troca que a escovação deve ser diária.
O banho raramente é necessário, o que é positivo, visto que a pelagem à prova d’àgua dificulta que o shampoo e a água penetrem no pelo de forma eficaz.
É indicado escovar os dentes regularmente para prevenir a doença periodontal. O ideal seria diariamente, mas uma escovagem semanal já é muito positivo.
Também é necessário o corte (cuidadoso) das unhas ocasionalmente.
ALIMENTAÇÃO
Visando manter a boa saúde do gato siberiano é primordial oferecer-lhe uma excelente alimentação!
Deve ser disponibilizada uma ração de alta qualidade (Super Premium), que pode ser complementada com sachês e ocasionalmente com carne natural de frango ou peixe.
A água deve ser sempre fresca e oferecida preferencialmente em fontes de barro ou cerâmica, pois esses materiais não liberam resíduos.
Voltar1,589 total views, 2 views today